Centro Físio & Farmácias Associadas


O cansaço excessivo

Ai, que cansaço...

Por trás da fadiga excessiva podem existir maus hábitos e até problemas de saúde

Acordar cansada, passar o dia todo sem energia e sentir que cada atividade exigirá um esforço sobre-humano pode não ser apenas resultado de uma vida cheia de compromissos e que engloba carreira, filhos, casamento, cuidados com a casa. Por trás da fadiga pode haver má alimentação, maus hábitos – como vida sedentária – e até doenças. Se você vive sonhando com sua cama, algo pode estar errado.

Check-up

A primeira coisa que deve ser investigada quando o cansaço é anormal são possíveis doenças. Diabetes, anemia, fibromialgia, depressão, alterações da tireóide, doenças cardíacas e auto-imunes, além de infeccções, estão entre  as enfermidades que um forte impacto na vitalidade e energia. Os distúrbios do sono também precisam ser checados. Quem sofre de apneia, por exemplo, tem o sono interrompido tantas vezes que não consegue descansar adequadamente. Resultado? Cansaço o dia todo.

Síndrome da Fadiga Crônica

A síndrome da fadiga crônica é, como o nome diz, marcada por um cansaço prolongado e muitas vezes incapacitante. “De difícil diagnóstico e causa ainda indeterminada, ela engloba outros sintomas, como dor de cabeça, dor de garganta recorrente, gânglios na região cervical, dificuldades para ter um sono reparador, dores nos músculos e nas juntas e alterações na memória” diz a médica clínica geral Natália Alvim. Sem uma causa definida – embora alguns especialistas acreditem que ela pode vir de infecções virais – o tratamento da síndrome é sintomáticoou seja, os sintomas são tratados com analgésicos, anti-inflamatórios além de ansiolíticos e antidepressivos, se necessários. “Exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis são essenciais para combater a síndrome e melhorar a qualidade de vida. O tratamento também pode englobar terapia cognitiva comportamental e técnicas de relaxamento como biofeedback, exercícios de respiração, hipnose, meditação e yoga”. Explica Natalia.




Disposição no cardápio

Independente das causas, algumas atitudes são essenciais para reduzir o cansaço e aumentar a energia diária. Alimentar-se a cada 3 horas é uma delas, porque quando as taxas de açúcar no sangue caem, a vitalidade vai embora. A qualidade das refeições, porém, é determinante. Alimentos ricos em açúcar ou carboidratos simples como glicose e farinha branca, dão uma falsa e rápida sensação de disposição, mas não contribuem para um bem-estar duradouro. Segundo Natalia, as refeições devem privilegiar proteínas magras, carboidratos complexos, como os integrais, grãos, frutas, legumes e verduras. “ Fontes de ômega 3, como os peixes de água fria, também devem estar no cardápio e o café da manhã, que vai garantir vigor para encarar o dia, precisa ser completo”.

O trio da vitalidade

Além de uma alimentação equilibrada, dormir bem, hidratar-se e praticar exercícios físicos aumentam, e muito, a energia diária! “Quando não nos hidratamos, as células extraem a água que necessitam para seu bom funcionamento da circulação. O sangue fica mais denso e nossa disposição vai embora”, explica Natália. Para comprovar isso, faça um teste simples, bebendo um copo de água quando estiver desanimada. Em poucos minutos a sensação de bem-estar volta! Já as atividades físicas “espantam” o cansaço de duas formas: ao liberar endorfinas, que dão um pique extra, e ao melhorar a utilização do oxigênio pelo organismo. Por isso, por mais paradoxal que pareça, movimentar-se é excelente pra quem quer driblar a exaustão. Por fim, vale lembrar que dormir bem é essencial. Um sono regular, com 8 horas de duração, em média, revitaliza processos orgânicos e celulares e “organiza” nossa memória. Além disso, sono perdido não se recupera, como acreditam muitas pessoas. Uma noite de sono perdida, será para sempre perdida.



Centro Físio 

e Farmácias Associadas!!!




Centro Físio:

Fisioterapia: Gabriela Brocardo e Jossana Lau Nutrição: Clarissa Bicca Psicologia: Eliane Libanêz e Luciana Brocardo Massoterapia: Renata Elias


Rua General Osório, nº 414 / Sala 1 - Fone: (51) 3733 2838
Horário de Funcionamento: 08:00 ás 12:00 horas e das 13:30 às 21:00 horas

Farmácias Associadas


Rua General Osório, nº 414 / Sala 2 - Fone: (51) 3733 2367



Nenhum comentário:

Postar um comentário